top of page

Atenção, você!

Meus estimados: Não percam o coração. Fomos feitos para esses tempos. Ouvi falar de muitos recentemente que estão profundamente e devidamente confundidos. Eles estão preocupados com o estado de coisas em nosso mundo neste momento … É um momento de espanto quase diário e, muitas vezes, de raiva com relação as últimas degradações, que mais interessam às pessoas civilizadas e visionárias.

Você está certo em suas avaliações. O brilho e a arrogância que alguns aspiram, enquanto endossam atos tão hediondos contra crianças, anciãos, pessoas comuns, pobres, desconsiderados, desamparados, são de tirar o fôlego. No entanto, exorto você, peço-lhe: por gentileza não seque seu espírito lamentando estes momentos difíceis. Especialmente não perca a esperança. Mais particularmente porque, o fato é que fomos feitos para esses tempos. Sim. Durante anos, estamos aprendendo, praticando, treinando e esperando apenas para nos encontrar neste exato plano de comprometimento…

Eu cresci nos Grandes Lagos e reconheço um navio navegável quando vejo um. Em relação às almas despertas, nunca houve tanta matéria prima competente nas águas do que há agora em todo o mundo. E eles são totalmente provisionados e capazes de se sinalizar como nunca antes na história da humanidade … Olhe para além da proa; há milhões de barcos com almas justas nessas águas com você. Mesmo que suas velas possam tremer com cada onda dessa tempestade, asseguro-lhe que as longas madeiras que compõem sua proa e o leme vêm de uma floresta maior. Essa madeira é conhecida por resistir a tempestades, por manter-se unida, por suportar em si, e avançar, independentemente.

Nós fomos treinando para um tempo obscuro como este, desde o dia em que concordamos em vir para a Terra. Durante muitas décadas, em todo o mundo, almas como nós foram derrubadas e deixadas para morrer de muitas maneiras, trazidas por ingenuidade, por falta de amor, sendo emboscadas e agredidas por vários choques culturais e pessoais em seu extremo. Temos uma história em termos sidos destruídos, e ainda assim lembrarmos disso, especialmente – pois nós também, necessariamente, aperfeiçoamos a habilidade da ressurreição. Uma e outra vez, fomos a prova viva de que o que foi exilado, perdido ou desviado pode ser restaurado novamente.

No momento sombrio, há uma tendência de se desviar para o quanto está errado ou não mencionado neste mundo. Não se concentre nisso. Existe também uma tendência de se tornar enfraquecida perseverando no que está fora do seu alcance, no que ainda não pode ser. Não se concentre lá. Isso é passar pelo vento sem elevar as velas. Somos necessárias, isso é tudo o que podemos saber. E, embora encontremos resistência, cada vez mais nós encontraremos grandes almas que nos aclamarão, nos amarão e nos guiarão, e as conheceremos quando elas aparecerem. Você não disse que você era fiel? Você não disse que prometeu ouvir uma voz maior? Você não pediu graça? Você não lembra que estar na graça significa se submeter à voz maior? …

Compreenda o paradoxo: se você estudar a física de uma tromba, verá que o vórtice externo gira muito mais rápido do que o interno. Acalmar a tempestade significa silenciar a camada externa, para fazer girar muito menos, para combinar mais uniformemente a velocidade do núcleo interno – até que qualquer coisa que tenha sido levantada neste funil tão vicioso, caia de volta à Terra, esteja sereno novamente. Uma das etapas mais importantes que você pode tomar para ajudar a acalmar a tempestade é não permitir que você seja levado em uma onda de emoção ou desespero exagerado, contribuindo acidentalmente para o vão e o redemoinho.

Nossa tarefa vai além do consertar o mundo inteiro de uma só vez, se traduz em se esticar para consertar a parte do mundo que está ao nosso alcance. Qualquer coisa pequena e calma que uma alma pode fazer para ajudar outra alma, para ajudar uma parte desse pobre mundo sofredor, ajudará imensamente. Não nos é dado saber quais atos ou quem fará com que a massa crítica aponte para um bem duradouro. O que é necessário para mudanças dramáticas é um acúmulo de atos, adicionando, adicionando, adicionando mais, continuando. Sabemos que não é necessário que “todos na Terra” tragam a justiça e a paz, mas apenas um grupo pequeno e determinado que não desistirá durante o primeiro, segundo ou milésimo instante.

Uma das ações mais calmantes e poderosas que você pode fazer para intervir em um mundo tempestuoso é levantar e mostrar sua alma. A alma no convés brilha como o ouro nos tempos sombrios. A luz da alma lança faíscas, pode enviar brasas, construir sinais de incêndios, faz com que os assuntos apropriados se incendiem. Exibir a lanterna da alma em tempos sombrios como estes – ser feroz e mostrar misericórdia com os outros, ambos são atos de imensa bravura e maior necessidade. As almas lutadoras captam luz de outras almas que estão totalmente iluminadas e dispostas a brilhar. Se você ajudar a acalmar o tumulto, esta é uma das coisas mais fortes que você pode fazer.

Sempre haverá momentos em que você se sentirá desencorajada. Eu também senti desespero muitas vezes na minha vida, mas eu não mantenho espaço para isso; Eu não entretenho isso. Não permito que isso coma do meu prato. A razão é esta: nos meus extremos, eu conheço algo, como você. É que não pode haver desespero quando você se lembra de por que você veio para a Terra, quem você serve e quem o enviou aqui. As boas palavras que dizemos e as boas ações que fazemos não são nossas: são as palavras e ações dAquele que nos trouxe aqui. Com esse espírito, espero que você escreva isso em sua parede: quando um grande navio está no porto e amarrado, é seguro, não pode haver dúvida. Mas não é para isso que os grandes navios são construídos.

Isto vem com muito amor e oração, para que você se lembre de quem você veio, e por que você veio a esta Mãe Terra tão bonita e necessária,

Clarissa Pinkola Estes, Ph.D (tradução minha)

2 vues0 commentaire

Posts récents

Voir tout

Quando o outro te incomoda

Quando alguém te incomoda, quando alguém te faz mal, quando falam mal de ti. Como você reage? Como eu vejo hoje alguém que fala mal de mim? O que eu sinto por essa pessoa? Fato é que é uma pessoa dife

Comments


bottom of page